Ubazakura

Lafcadio Hearn


Há trezentos anos, em um vilarejo chamado Asamimura, no distrito de Onsengori, na província de Iyo, vivia um bom homem de nome Tokubei. Este Tokubei era a pessoa mais rica do distrito e o muraosa, ou chefe, do vilarejo. Sob quase todos os aspectos, era um homem afortunado; mas chegara aos quarenta anos sem experimentar a felicidade de ser pai. Em razão disso, ele e sua esposa, desgostosos por se verem desprovidos de filhos, endereçaram grande número de orações à divindade Fudo-Myo, que tinha um famoso templo erguido em sua devoção, chamado Saihoji, em Asamimura.

Enfim, suas preces foram ouvidas: a esposa de Tokubei deu à luz uma menina. A criança era muito bonita e recebeu o nome de Tsuyu. A mãe tinha pouco leite, por isso contrataram uma ama-de-leite, chamada Osode, para amamentar o bebê.



Tsuyu cresceu e se tornou uma moça deveras formosa; mas, ao completar quinze anos, adoeceu, e os médicos acharam que ela ia morrer. Nesse meio tempo, a babá, Osode, que amava Tsuyu com um amor de mãe verdadeira, foi até o templo Saihoji e rezou com fervor para a divindade Fudo-Myo pela saúde da criança. Todo dia, durante vinte e um dias, foi ao templo e rezou; ao fim desse prazo, Tsuyu se curou repentina e completamente.

A casa de Tokubei se encheu de júbilo, e ele ofereceu um banquete a todos os seus amigos em comemoração ao feliz acontecimento. Mas, na noite do banquete, a babá Osode adoeceu subitamente; e, na manhã seguinte, o médico que havia sido chamado para atendê-la declarou que ela estava morrendo.

Então a família, em profundo pesar, reuniu-se em torno do leito para fazer suas despedidas. Mas ela disse para eles:

“Chegou a hora de contar para vocês uma coisa que não sabem. Minha prece foi atendida. Supliquei a Fudo-Myo que me permitisse morrer em lugar de Tsuyu, e esse grande favor me foi concedido. Portanto vocês não devem lamentar a minha morte... Contudo tenho um pedido a fazer. Prometi a Fudo-Myo que plantaria uma cerejeira no jardim de Saihoji, em oferenda de graças e em celebração. Agora não poderei, eu mesma, plantar a árvore; por isso rogo que cumpram a promessa por mim... Adeus, queridos amigos, e lembrem-se de que fiquei feliz em morrer pelo bem de Tsuyu."



Depois do enterro de Osode, uma jovem cerejeira — a mais bela que se pôde encontrar — foi plantada no jardim de Saihoji pelos pais de Tsuyu. A árvore cresceu e floresceu; e no décimo sexto dia do segundo mês do ano seguinte — no aniversário de morte de Osode — desabrochou de forma esplêndida. E assim continuou a desabrochar por duzentos e cinquenta e quatro anos — sempre no décimo sexto dia do segundo mês — e suas flores, róseas e brancas, eram como os mamilos umedecidos de leite dos seios de uma mulher. E as pessoas a chamavam Ubazakura, a Cerejeira da Ama-de Leite.



Outra lenda japonesa recontada por Lafcadio Hearn (1850-1904), autor de "Oshidori".

6 comentários:

Twig disse...

Adorei.

Ronaldo Passarinho disse...

É mesmo um belo conto. Abraço.

Ronaldo Passarinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronaldo Passarinho disse...

Oi, Twig, não consegui acessar seu perfil.

Unknown disse...

Maravilhoso!
Ronaldo,tem mais contos de Lafcadio Hearn ai?:D

Ronaldo Passarinho disse...

Oi, Cristiane. Já têm traduções de outros contos dele no forno. Quero até ver se lanço todos os de Kwaidan por alguma editora em 2010. Abração.